Sobre a Canindé

“mestre Cosme Fernandes, reza a trama

Em 1501, de Portugal

Veio parar a 25 graus

Pra fundar no Brasil: Maratayama

Diz a lenda que é linda a Caniné

– filha do tupiniquim Ariró –

Caiu de amor, casou, e o pai deu fé

Mas Cosme foi guerrear em Guaiaó…

Por todo tempo do mundo que for

Ela espera no alto de um pau-brasil

E vira arara encantada de amor

Nesse conto então Caniné caiu

Quantas ondas o mar beijasse a areia

E assim se transformou em Cananéia” (Magdalena, 2009)

Arara-canindé

Arara-canindé (Ara ararauna)

 

“Assim surgiu Cananéia, assim surgiu a Canindé”. O nome desta iniciativa – Canindé – é uma homenagem à cidade de Cananéia, de onde tudo começou. – “Mais que aves”, este é o nosso lema! Criada em 2010, a Canindé Birdwatching objetiva a promoção da observação de aves, ou birdwatching, de modo turístico e educativo em diferentes localidades dos domínios da Mata Atlântica.

cropped-oie_242043170K0xM1em-2.pngA Canindé elaborou, ao longo dos seus voos pelos domínios da Mata Atlântica brasileira, Tours temáticos de birdwatching em três estados (São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro), sempre considerando as espécies endêmicas e a cultura local. A Canindé disponibiliza todos os seus destinos de observação de aves, com a descrição dos seus ambientes e espécies-alvo, duração e o grau de dificuldade de acesso.

A Canindé Birdwatching quer compartilhar, por meio dos seus projetos, as experiências adquiridas tanto com empreendedores que buscam novas alternativas de turismo ecológico sustentável em seu ramo de atividade, quanto com instituições que desejam abordar a Educação Ambiental crítica utilizando a observação de aves como veículo.

 

A Canindé Birdwatching está inscrita como Microempreendedor Individual (MEI) sob o número 27.758.732/0001-00, com sede no município de Maricá, Rio de Janeiro.