Projetos

A Canindé Birdwatching atua na Ornitologia desde 2008 e no turismo de observação de aves desde 2010 e quer compartilhar as experiências adquiridas tanto com empreendedores que buscam novas alternativas de turismo ecológico em seu ramo de atividade, quanto com instituições que desejam abordar a Educação Ambiental crítica utilizando a observação de aves como veículo. Para isto, elaboramos três projetos:

  • Receptivo ao Turismo de observação de aves:

Dentre muitas modalidades de ecoturismo, a observação de aves  (ou birdwatching) congrega admiradores e fotógrafos especializados em contemplar as aves em seus ambientes naturais. O birdwatching possui muitos adeptos mundo afora e no Brasil a atividade tem se fortalecido com o recrutamento de novos birdwatchers a cada dia. Os praticantes da observação de aves (os birders em inglês e “passarinheiros” no nosso português) buscam novas espécies para serem observadas e fotografadas e, para isto, precisam viajar em busca de suas vivências desejadas. Cada detalhe da viagem que otimize a probabilidade da observação das espécies desejadas é levado em consideração no momento da escolha dos destinos, roteiros, guias e hospedagens. Peculiaridades como a avifauna da localidade, se a hospedagem possui atendimento especializado e atrativos à avifauna, disponibilidade de roteiros e guias locais, artesanato e atividades culturais, áreas naturais protegidas e etc, são ponderadas pelos passarinheiros e birders. E seu negócio, se quer ser atrativo aos observadores de aves, precisa considerar estes itens.

Com base nos conceitos de turismo de mínimo impacto, empoderamento da economia local, etnoconhecimento, educação ambiental crítica, gestão participativa e principalmente no embasamento técnico-científico, buscamos avaliar o potencial para a implementação da observação de aves em locais como hotéis, pousadas, fazendas, resorts, Unidades de Conservação e esferas administrativas. Facilitamos a implementação da observação de aves com atividades de capacitação, adaptação estrutural e técnica para o receptivo de turismo de observação de aves.

Especificamente objetivamos:

. Capacitar condutores de observadores de aves e serviços de hotelaria para o receptivo em observação de aves, por meio de workshop e oficinas dinâmicas;

. Dar suporte e produzir roteiros, lista de espécies, fotos e informações técnicas para a divulgação da atividade;

Confiram o roteiro de observação de aves desenvolvido pela Canindé Birdwatching para uma empresa de ecoturismo.

Aqui temos um roteiro produzido para uma fazenda de cacau, no sul da Bahia.

  • Educação Ambiental: projeto LIBERTAVES

libertavesO LibertAves objetiva atuar de modo crítico e emancipador na formação de professores  e educação ambiental dos alunos de escolas do Ensino Fundamental, sobre a problemática da prática da captura e tráfico de aves. Serão proporcionadas dinâmicas transdisciplinares de ensino, com temas relacionados a ornitologia, conservação, artes visuais e cênicas, que elucidem os impactos ambientais, as sanções legais sobre a prática e outros modos do uso do conhecimento local sobre as aves. É parte integrante e fundamental do sucesso deste projeto aproximar o gestores de Unidades de Conservação às comunidades do entorno, facilitando o intercâmbio de conhecimento entre estes atores sociais.

De forma específica, o LibertAves pretende:

. Educar e conscientizar sobre os efeitos ambientais e sociais da captura e tráfico de animais;

. Realizar vivências de formação básica sobre as vertentes de abordagem;

. Proporcionar a aproximação dos gestores de Unidades de Conservação com a comunidade do entorno.

  • Turismo pedagógico

20170805_102455O histórico modo de vida da humanidade gerou a atual crise ambiental no Brasil e no mundo e o Antropoceno, a nossa era geológica, define que nós somos a principal causa da mais nova onda de extinção de vida na Terra. Os problemas se agravam após a Revolução Industrial, quando o modo de vida simples e de produção em escala local foram suprimidos dos seus direitos e marginalizados socialmente pelo pensamento do lucro em produção de escala global. Em detrimento disto, políticas públicas, pesquisas e medidas conservacionistas foram elaboradas para a proteção dos recursos naturais.

Esses problemas sócio-ambientais, em muitos casos, são superficialmente abordados devido às demandas do currículo mínimo escolar. Porém, instituições de ensino que se preocupam em formar alunos críticos sobre tais problemáticas, incluem o turismo pedagógico em suas atividades extraclasse, para que tais assuntos sejam abordados no conteúdo escolar.

Por serem de fácil observação e estarem presentes todos os ambientes e culturas, as aves são um ótimo veículo para a sensibilização e estímulo à promoção da Educação Ambiental de forma crítica. Sendo assim a Canindé Birdwatching promove o Turismo Pedagógico para grupos de estudantes em seus diferentes destinos de birdwatching, onde serão abordadas questões sociais e ambientais durante a observação de aves.

  • Para mais informações sobre os projetos citados acima ou se você deseja um projeto específico à sua demanda, entre em contato conosco.