Parque Estadual da Serra do Conduru (BA)

Parque Estadual da Serra do Conduru (PESC): O PESC é uma Unidade de Conservação Estadual de proteção integral, possui uma área de 9.275 hectares e está inclusa no Corredor Central da Mata Atlântica. O nome do Parque é uma homenagem ao Condurú – (Brosimum Rubescens) – árvore de madeira nobre e muito valorizada que é encontrada nas florestas Ombrófilas do Sul da Bahia. Uma trilha entre florestas reflorestadas e bem preservadas são ótimas para observar tanto espécies de borda quanto florestais.

A observação de aves é feita por uma trilha entre áreas reflorestadas, brejos e no interior de uma ótima trilha suspensa sobre o sub-bosque. Há também um mirante, perfeito para apreciar o visual da região.

As espécies-alvo do setor Costa do Cacau são: chauá, tiriba-de-orelha-branca, apuim-de-cauda-amarela, gavião-pombo-grande, pica-pau-anão-de-pintas-amarelas, araçari-de-bico-branco, arapaçu-bico-de-cunha, choquinha-de-rabo-cintado, ipecuá, chorozinho-de-boné, papa-formiga-pardo, bico-chato-de-cabeça-cinza, catatau, tangará-rajado, cabeça-encarnada e cabeça-branca, capitão-de-saíra-amarelo, tangará-falso e saíra-pérola.

Target species: Red-browed Parrot, Maroon-faced Parakeet, golden-tailed Parrotlet, mantled Hawk, Golden-spangled Piculet, Black-necked Aracari, Wedge-billed Woodcreeper, Band-tailed Antwren, Cinereous Antshrike, Bahia Antwren, White-fringed Antwren, Gray-crowned Flycatcher, Thrush-like Wren, Striped Manakin, Red-headed Manakin, White-headed Manakin, Bright-rumped Attila, Blue-backed Manakin, Silver-breasted Tanager.