Parque Estadual da Serra da Tiririca (RJ)

Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET):  O Parque Estadual da Serra da Tiririca é um parque urbano que abriga grandes maciços litorâneos e seus inselbergs, fragmentos de Mata Atlântica e ambientes estuarinos, como mangues e lagunas. Os costões rochosos propiciam um relevo aprazível e ótimo para a formação de ventos ascendentes, especiais para a observação de aves de rapina diurnas, ou hawkwatching. Neste destino os locais de observação são:

Alto Mourão: uma das montanhas à beira-mar que formam o maciço litorâneo do Rio de Janeiro, com 420 metros de altitude. O ângulo de 360° de visão, aliado ao relevo propício para a formação de ventos ascententes, os “lifts”, este destino é perfeito para o hawkwatching, ou observação de aves de rapina diurnas. Para esta atividade é extremamente recomendado o período entre setembro e janeiro, das 7 às 11 da manhã, quando os rapinantes estão em período de reprodução ou migração.

Laguna de Itaipu: O espelho d’água da Laguna de Itaipú e o mangue reflorestado em suas margens permite ao observador de aves encontrar aves limícolas e de borda de floresta.

Caminho Darwin: Uma estrada de terra que liga os municípios de Niterói e Maricá é o cenário perfeito para o encontro de espécies endêmicas da Mata Atlântica de baixada e as presentes em bordas de florestas. Esta estrada tem acesso para a Fazenda Itaocaia, local onde Charles Darwin ficou hospedado em sua viagem pelo litoral Fluminense.

No município de Niterói já foram registradas 273 espécies. Neste destino podem ser encontradas espécies como a maracanã-verdadeira, a peitica, beija-flor-roxo, o tempera-viola, a choca-de-sooretama, a cigarra-verdadeira, o barbudo-rajado, o chorozinho-de-asa-vermelha, a choquinha-de-flanco-branco, choca-listrada, o miudinho e 28 espécies de aves de rapina, como a águia-pescadora, o gavião-pombo-pequeno, o caracoleiro, o gavião-de-cauda-curta, o gavião-de-rabo-barrado, o gavião-de-rabo-branco, gavião-pega-macaco e o gavião-papa-gafanhoto.

Target species: Blue-fronted Parrot; Variegated Flycatcher; White-chinned Sapphire; Buff-throated Saltator; Sooretama-slaty Antshrike; Chestnut-backed Antshrike, Temminki’s Seedeater; Crescent-chested Puffbird; Rufous-winged Antwren; White-flanked Antwren, Eared Pigmy-Tyrant; Osprey; White-necked Hawk; Hook-billed Hawk; Short-tailed Hawk; Zone-tailed Hawk; White-tailed Hawk; Black Hawk-eagle; Swainson’s Hawk.