Cananéia (SP)

Repleta de mitos, histórias e lendas, entremeadas a uma beleza natural única, Cananéia é um dos principais locais para a observação de aves na Floresta Atlântica do sudeste do Brasil. O Vale do Ribeira, onde está situada Cananéia, abriga cerca de 60% da Floresta Atlântica remanescente, o que faz com que ambientes de restinga, mangue e a exuberante Floresta umbrófila densa continuem em ótimo estágio de conservação. Um dos motivos desta preservação de Cananéia gira em torno de uma lenda em que um pescador mentiroso tenta matar com um tiro uma sereia que estava sentada sobre uma pedra, como prova do que viu. Porém, o pescador erra o tiro e a sereia escapa, mas, antes de voltar ao mar, ela lança uma maldição que diz: – de agora em diante, Cananéia nunca irá evoluir. Amanhã e sempre ela continuará em estágio primitivo! E para o povo caiçara, este é o motivo da preservação da beleza natural e cultural de Cananéia.

Bruconha e Ilha Comprida: Estradas e trilhas entre a restinga e a floresta que dão acesso ao manguezal, lugar magnífico para observar aves aquáticas e marinhas.

Carijo e cidade: Cananéia é tão agradável, que há a oportunidade de visitar o centro histórico e observar aves de ambientes costeiros. Este roteiro contempla a figueira conhecida como “a bruxa do coração de pedra”. Após a morte da bruxa, uma figueira cresceu sobre o seu tanque de lavar roupas. Hoje ainda é possível  observar os destroços do tanque entre as raízes da árvore!

Estrada do Quarentenário: uma estrada entre a Floresta Umbrófila densa, ambientes de restinga e alagados com cerca de 3km, com possibilidades de se chegar até o ambiente estuarino.

Morro São João: um lugar único por permitir que os observadores admirem, além de muitas aves, a beleza da ilha de Cananéia, ilha Comprida e ilha do Cardoso, sobre o mirante recém construído. Apesar de ser uma subida difícil em alguns pontos, seu final é gratificante.

Sítio 3P: uma trilha circular, em terreno plano e com pouco mais de 1km de extensão atravessa a exuberante e bem conservada Floresta Atlântica litorânea de Cananéia. E finalizando uma ótima manhã contemplando a natureza e observando muitas aves, o Sítio 3P oferece um delicioso almoço caiçara, com direito a tainha na brasa, pirão de banana e uma dose da cachaça cataia à beira de um comedouro de frutas para aves!

Espécies-alvo:  jaó-do-sul , jacutinga, jacuaçú , pato-do-mato, guará, tucano-de-bico-preto,   trinta-réis-real, savacu-de-coroa, saracura-três-potes, saracura-matraca , martim-pescador-pequeno , pica-pau-rei, biguá , papagaio-de-cara-roxa , gavião-bombachinha-grande, chimango, pica-pau-anão-de-coleira, beija-flor-cinza , saíra-sete-cores, saíra-sapucaia, garrinchão-de-bico-grande, maria-da-restinga , pavó , araponguinha-do-horto, pintadinho, choquinha-lisa, pula-pula-assobiador, tucão , tiê-sangue,  sanhaçu-de-encontro-amarelo, papa-formiga-da-grota, cuspidor-de-máscara-preta  e o chupa-dente , figurinha-do-mangue. Além destes, é corriqueira a presença do boto-cinza (estuarine Dolphin) realizando a caça-cooperativa de peixes com aves como o trinta-réis-de-bando.

Target species: Yellow-legged Tinamou, Black-fronted  Pipin-guan, Dusky-legged Guan, Muscovy duck, Red-tailed Parrot, Bicolored Hawk, Green-headed Tanager, Ochre-collared Piculet, Sombre hummingbird, Black-backed Tanager, Restinga Tyrannulet, Red-ruffed fruitcrow, Long-billed Wren, Sharpbill, Scaled Antbird, Plain Antvireo, White-browed warbler, Highland Elaenia, Brasilian Tanager, Golden-chevroned Tanager, Squamate antbird, Black-cheeked Gnateater and Rufous Gnateater, Cannel-billed Toucan, Scarlet Ibis, Royal Tern, Bicolored Conebill, Gray-necked wood-rail, Clapper Rail, Green Kingfisher, Neotropic Cormorant, Chimango Caracara, Yellow-crowned night-heron.