Boa Nova (BA)

Boa Nova: Situada a menos de 80 quilômetros de Jequié e 110 de Vitória da Conquista, Boa Nova é um dos destinos mais desejados pelos observadores de aves do Brasil e do mundo, por abrigar espécies da Caatinga e da Mata Atlântica do Nordeste, especificamente da floresta estacional semidecidual, ou “mata de cipó”. Apesar do intenso desmatamento histórico, o Parque Nacional de Boa Nova protege cerca de 12 mil hectares das matas de cipó, garantindo uma alta riqueza de aves. Estas características – endemismos e alta riqueza – fazem da região uma Área Importante para a conservação das Aves (IBA). A SAVE Brasil, desde 2003, executa um ótimo trabalho de conservação em Boa Nova, promovendo desde educação ambiental à políticas públicas.

Atração à parte são as esculturas do artesão Jorlando. Tratoreiro de profissão, Jorlando teve a inspiração de esculpir aves em madeira com os índios Pataxó de Porto Seguro. Suas obras transmitem a rusticidade do sertão baiano por emanarem “tons de cordel” em seus traços fortes e cores vivas. Complementar ao dom de Jorlando está a prova do poder transformador da observação de aves, pois permitiu ao artista gerar renda para a sua família e de outros moradores e apoiar a proteção da avifauna local.

Para o setor Mata de Cipó, podemos esperar: socoí-vermelho, saracura-carijó, urubu-rei, beija-flor-vermelho, pica-pau-anão-pintado, piu-piu, formigueiro-do-nordeste, chorozinho-da-caatinga, choca-do-nordeste, choca-barrada-do-nordeste, gravatazeiro, bico-virado-da-caatinga, joão-baiano, acrobata, joão-de-cabeça-cinza, ferreirinho-de-testa-parda, golinho e papa-moscas-do-sertão.

Target species: Least Bittern, Spotted Rail, King Vulture, Ruby-topaz Hummingbird, Spotted Piculet, Stripe-backed Antbird, Caatinga Antwren, Narrow-billed Antwren, Caatinga Antshrike, Silvery-cheeked Antshrike, Slender Antbird, Great Xenops, Bahia Spinetail, Pink-legged Graveteiro, Gray-headed Spinetail, Smoky-fronted Tody-Flycatcher, White-throated Seedeater, Lesser Wagtail-Tyrant.