Área de Proteção Ambiental de Maricá (RJ)

Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá: A APA de Maricá, situada no município de Maricá, Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro, estende-se por uma faixa litorânea de 8 km de extensão e 970 hectares de áreas úmidas e diferentes fitofisionomias de restinga, além do ambiente lagunar. A Unidade de Conservação é de importância biológica extremamente alta e está inclusa na planície costeira do Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar.

O conhecimento local sobre as aves pelo povoado de pescadores artesanais da praia de Zacarias, que habitam a região desde 1797, faz surgir a “Madalena”, uma etno-espécie distinta da “garça” (adultos de Ardea albaEgretta thula e filhotes de E. caerulea) pelo comportamento sinantrópico dos indivíduos de A. alba que se aproximam dos pescadores durante a práxis pesqueira, como a “pesca de galho”, técnica de pesca lacustre também desenvolvida por este povo.

A APA de Maricá conta com 240 espécies de aves registradas em seus limites e arredores. Neste destino podem ser observados o anú-coroca, a marreca-toicinho, a carqueja-de-bico-manchado, o savacú-de-coroa, a sanã-carijó, a sanã-parda e a sanã-castanha, a saracura-do-banhado, a saí-beija-flor, a saíra-sapucaia, a curica, o caboclinho e o coleiro-do-brejo, o tachuri-campainha e o tricolino . Há também como observarmos espécies aquáticas como o trina-réis-real, o talha-mar, a batuíra-de-coleira, o colhereiro e muitos maçaricos.

Target species: Greater Ani, White-cheeked Pintail, Red-cartered Coot, Yellow-crowned Night-heron, Ash-throated Crake, Rufous-sided Crake, Russet-crowned Crake, Plumbeous Rail, Red-legged Honeycreeper, Black-backed Tanager, Orange-winged Parrot, Copper Seedeater, Rusty-collared Seedeater, Hangnest Tody-Tyrant, Crested Doradito, Roseate Spoonbill, Royal Tern, Black Skimmer, Collared Plover and many shorebirds