Tour Caminhos de Wied

Ao99_601Entre os dias 8 e 24 de Abril de 1832, o naturalista inglês Charles Darwin permaneceu no Rio de Janeiro em busca de dados que o auxiliariam na conclusão de sua obra-prima, o livro Sobre a origem das espécies. Mas foi com o naturalista e príncipe alemão Maximilan zu Wied-Neuwied, ou Príncipe Wied, que a avifauna do litoral leste do Brasil passou a ser melhor conhecida. Em sua viagem de dois anos pelo Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, o naturalista alemão retratou as paisagens, a fauna e a etnologia das tribos indígenas que ainda habitavam a região.

Portanto, o Tour Caminhos de Wied , propõe aos observadores de aves e naturalistas contemporâneos e a todos os interessados, reviver parte do caminho do naturalista nos Estados do Rio de Janeiro e Bahia. Outro objetivo deste roteiro é retratar um pouco da cultura e da paisagem que o naturalista observou e pontuou em algumas de suas obras.

Destinos:

Gavião-de-rabo-branco / White-tailed Hawk

Gavião-de-rabo-branco / White-tailed Hawk

1° dia: Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET):  O Parque Estadual da Serra da Tiririca, localizado em Niterói (RJ), é um parque urbano que abriga grandes maciços litorâneos e seus inselbergs, fragmentos de Mata Atlântica e ambientes estuarinos, como mangues e lagunas.

O naturalista Wied ao chegar na localidade, descreve que “aqui um paisagista teria motivos para aperfeiçoar o seu pincel diante da rica vegetação dos trópicos e das cenas campestres de uma natureza sublime”.

Os costões rochosos propiciam um relevo aprazível e ótimo para a formação de ventos ascendentes, especiais para a observação de aves de rapina diurnas, ou hawkwatching. Para esta atividade é extremamente recomendado o período entre setembro e janeiro, das 7 às 11 da manhã, quando as aves estão em reprodução ou migração.

Neste destino podem ser encontradas espécies como a maracanã-verdadeira, a peitica, beija-flor-roxo, o tempera-viola, a choca-de-sooretama, a cigarra-verdadeira, o barbudo-rajado, o chorozinho-de-asa-vermelha, a choquinha-de-flanco-branco, choca-listrada, o miudinho e 28 espécies de aves de rapina, como a águia-pescadora, o gavião-pombo-pequeno, o caracoleiro, o gavião-de-cauda-curta, o gavião-de-rabo-barrado, o gavião-de-rabo-branco, gavião-pega-macaco e o gavião-papa-gafanhoto.

Caracoleiro / Hook-billed Hawk

Caracoleiro / Hook-billed Hawk

Target species: Blue-fronted Parrot; Variegated Flycatcher; White-chinned Sapphire; Buff-throated Saltator; Sooretama-slaty Antshrike; Chestnut-backed Antshrike, Temminki’s Seedeater; Crescent-chested Puffbird; Rufous-winged Antwren; White-flanked Antwren, Eared Pigmy-Tyrant; Osprey; White-necked Hawk; Hook-billed Hawk; Short-tailed Hawk; Zone-tailed Hawk; White-tailed Hawk; Black Hawk-eagle; Swainson’s Hawk.

Duração: meio dia

Dificuldade: fácil à médio

Tricolino / Crested Doradito

Tricolino / Crested Doradito

2° dia: um dia entre as restingas e áreas úmidas da Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá: À tardinha chegamos à Freguesia de Maricá, junto ao lago de mesmo nome, relata Wied ao chegar nesta localidade. A APA de Maricá, situada no município de Maricá, Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro, estende-se por uma faixa litorânea de 8 km de extensão e 970 hectares de áreas úmidas e diferentes fitofisionomias de restinga, além do ambiente lagunar. A Unidade de Conservação é de importância biológica extremamente alta e está inclusa na planície costeira do Corredor de Biodiversidade da Serra do Mar.

Ao entardecer acontece o deslocamento para Saquarema, a cerca de 40km de distância.

Neste destino podem ser observados o anú-coroca, a marreca-toicinho, a carqueja-de-bico-manchado, o savacú-de-coroa, a sanã-carijó, a sanã-parda e a sanã-castanha, a saracura-do-banhado, a saí-beija-flor, a saíra-sapucaia, a curica, o caboclinho e o coleiro-do-brejo, o tachuri-campainha e o tricolino . Há também como observarmos espécies aquáticas como o trina-réis-real, o talha-mar, a batuíra-de-coleira, o colhereiro e muitos maçaricos.

Brejo litorâneo entre a primeira e segunda duna, na APA de Maricá

Brejo litorâneo entre a primeira e segunda duna, na APA de Maricá

Trget species: Greater Ani, White-cheeked Pintail, Red-cartered Coot, Yellow-crowned Night-heron, Ash-throated Crake, Rufous-sided Crake, Russet-crowned Crake, Plumbeous Rail, Red-legged Honeycreeper, Black-backed Tanager, Orange-winged Parrot, Copper Seedeater, Rusty-collared Seedeater, Hangnest Tody-Tyrant, Crested Doradito, Roseate Spoonbill, Royal Tern, Black Skimmer, Collared Plover and many shorebirds

3°, 4° e 5° dia: Parque Estadual da Costa do Sol (PECS): O Parque Estadual da Costa do Sol (PECS), entre os municípios de Araruama, Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Saquarema e São Pedro da Aldeia, possui área total de 9.841 hectares de fragmentos de diferentes ambientes, como remanescentes de Mata Atlântica e seus ambientes associados nas baixadas litorâneas, como florestas, restingas, mangues, lagoas, brejos e lagunas.

O primeiro dia em Saquarema será na restinga e áreas úmidas e a manhã do dia seguinte será no Rio Seco, um fragmento florestal adjacente ao PECS. Na tarde do quarto dia após o almoço acontece o deslocamento para a cidade de Cabo Frio, destino de birdwatching do 5° dia.

6° dia: check-out e volta para o Rio de Janeiro.

Restinga arbórea em Saquarema, PECS

Restinga arbórea em Saquarema, PECS

Entre as restingas do PECS é encontrado o enigmático com-com ou formigueiro-do-litoral (Formicivora litorallis). O com-com, como é localmente chamado,  passou despercebido pelo naturalista Wied, sendo descoberto apenas no fim do século XX. O com-com é uma das espécies mais ameaçadas do mundo por habitar apenas a estreita faixa litorânea de restinga arbustiva entre os municípios de Maricá e Búzios.

Cada ambiente possui sua rica avifauna associada. Na praia, aves como o atobá-pardo, tesourão, trinta-réis-de-bando, trinta-réis-de-bico-vermelho, trinta-réis-real e piru-piru podem ser observados. Nas lagoas é possível encotrar o colhereiro, águia-pescadora, gaivota-de-cabeça-cinza, gaivotão, biguá, pernilongo-de-costas-brancas, pernilongo-de-costas-negras, marreca-toicinho, garça-moura, garça-azul, batuíra-de-bando, batuíra-de-coleira, maçarico-branco, maçarico-de-colete, vira-pedras e maçarico-pintado. Passando pelos brejos, o tricolino, caboclinho, coleiro-do-brejo, sanã-carijó, beija-flor-de-bico-curvo, casaca-de-couro-da-lama, carretão e o japacanim podem ser observados. Na restinga, o  com-com (formigueiro-do-litoral), sabiá-da-praia, rolinha-de-asa-canela, tachuri-campainha, garrinchão-pai-avô, saíra-sapucaia, saí-beija-flor, tiê-sangue são as espécies alvo. Já na  mata seca, o inhambú-chintã, beija-flor-roxo, picapauzinho-de-testa-pintada, curica, choquinha-de-flanco-branco, choca-de-sooretama, rendeira, bico-chato-amarelo, bagageiro, guaracavuçu, vite-vite, garrinchão-de-bico-grande e a saíra-de-chapéu-preto são algumas das aves que podem ser registradas. E nos fragmentos florestais do PECS podem ser encontrados a jacupemba, o gavião-bombachinha e o gavião-pega-macaco, o arapaçú-liso, beija-flor-de-fronte-violeta, e o beija-flor-rajado, pica-pau-de-cabeça-amarela, choquinha-de-garganta-pintada, vissiá, saíra-sete-cores, saíra-galega, cambada-de-chaves, tico-tico-rei-cinza, tempera-viola e o gaturamo-verdadeiro.

Com-com ou formigueiro-do-litoral / Restinga-Antwren

Com-com ou formigueiro-do-litoral / Restinga-Antwren

Target species: Magnificent Frigatebird; Cabot’s Tern; South american Tern; Royal Tern; American Oystercatcher;  Roseate Spoonbill; Osprey; Grey-headed gull; kelp gull; Brazilian cormorant; White backed stilt; Black-backed stilt; White-cheeked Pintail; Cocoi heron; Blue egret; Semipalmated plover; Collared plover; Sanderling; Pectoral sandpiper; Ruddy turnstone; Spotted sandpiper; Crested Doradito; copper seedeater; rusty-collared seedeater; ash-throated crake; White-tailed goldenthroat; wing-banded hornero; unicolored blackbird; Black-capped donacobius, Restinga antwren; Tropical mockingbird; Plain-brested ground-dove; Hangnest tody-tyrant; Moustached wren; Black-backed tanager; red-legged honeycreeper; Brazilian Tanager; Glittering-throated Emerald; Tataupa Tinamou; White-chinned Sappire; Yellow-eared Woodpecker; Orange-winged Parrot; White-flanked Antwren; Sooretama Slaty-antshrike; White-bearded Manakin; Yellow-breasted Flycatcher; Mouse-colored Tyrannulet; Fuscous Flycatcher; Lemon-chested Greenlet; Long-billed Wren; Hooded Tanager; Rusty-margined Guan; Plain-winged Woodcreeper; Violet-capped Woodnymph; Blond-crested Woodpecker; Star-throated antwren; Grayish Mourner; Green-headed Tanager; Yellow-backed Tanager; White-bellied Tanager; Buff-throated Saltator; Violaceous Euphonia.