Tour Cabrucas

Situada no nordeste brasileiro, o estado da Bahia é um dos maiores em extensão e abriga em seu território três biomas: a Caatinga, o Cerrado e a Mata Atlântica, o que permite uma alta diversidade de aves e muitos endemismos. Na Mata Atlântica da “ilhéia baiana” ainda são encontradas espécies com distribuição no bioma Amazônico e algumas destas formam sub-espécies endêmicas da Mata Atlântica. Já as matas de cipó do Planalto da Conquista são únicas por abrigar seus próprios endemismos e os dos domínios da Caatinga.

Antes de seguir rumo ao sertão da Bahia, o naturalista Wied passa por Ilhéus e relata sobre a decadência da Vila de e o retorno dos índios Botocudos à localidade. A dificuldade da sua comitiva em “ter auxílio dos índios” para atravessar o Rio do Engenho, ganhou destaque no livro “Viagem ao Brasil entre 1815 e 1817”. O naturalista Wied também esteve na região de Boa Nova em 1817 e foi responsável por grande parte do conhecimento ornitológico da localidade e sobre a etnologia dos índios Camacãs.

Fazer a Birding Tour Cabrucas é reviver os passos deste ilustre naturalista entre estes importantes centros de endemismos, observando sua ameaçada, rica e diversa avifauna.

O roteiro da Birding Tour Cabrucas resume-se a:

1° dia: Chegada em Ilhéus pelo aeroporto e deslocamento para Jequié, a 192km sentido noroeste, e check in.

2° dia: Um dia de birdwatching na Fazenda Miramar e arredores, às margens do Rio de Contas, fragmentos de Mata Atlântica semidecídua e de Caatinga, assim como áreas abertas e alagadas. Ao anoitecer, deslocamento para Poções;

3° dia: um dia inteiro de observação de aves na Serra do Arrepio, em Poções;

4° dia: Parque Nacional de Boa Nova e arredores, com um entardecer no Lajedo dos beija-flores. Atração à parte são as esculturas do artesão Jorlando, no fim do 4° dia!

5° dia: manhã de observação de aves em Boa Nova e, ao entardecer, deslocamento para Itacaré;

6° dia: Observação de aves no Parque Estadual da Serra do Conduru e RPPN Rio Capitão;

7° dia: Observação de aves na RPPN Pedra do Sabiá pela manhã e deslocamento para o aeroporto de Ilhéus.

As espécies destaque da Birding Tour Cabrucas são: socoí-vermelho, saracura-carijó, urubu-rei, beija-flor-vermelho, pica-pau-anão-pintado, piu-piu, formigueiro-do-nordeste, chorozinho-da-caatinga, choca-do-nordeste, choca-barrada-do-nordeste, gravatazeiro, bico-virado-da-caatinga, joão-baiano, torom-do-nordeste, acrobata, vira-folha-cearense, joão-de-cabeça-cinza, ferreirinho-de-testa-parda, golinho e papa-moscas-do-sertão, chauá, tiriba-de-orelha-branca, apuim-de-cauda-amarela, gavião-pombo-grande, pica-pau-anão-de-pintas-amarelas, araçari-de-bico-branco, caburé-miudinho, arapaçu-bico-de-cunha, choquinha-de-rabo-cintado, ipecuá, chorozinho-de-boné, papa-formiga-pardo, bico-chato-de-cabeça-cinza, catatau, tangará-rajado, cabeça-encarnada e cabeça-branca, capitão-de-saíra-amarelo, tangará-falso e saíra-pérola.

Target species: Least Bittern, Spotted Rail, King Vulture, Ruby-topaz Hummingbird, Spotted Piculet, Stripe-backed Antbird, Caatinga Antwren, Narrow-billed Antwren, Caatinga Antshrike, Silvery-cheeked Antshrike, Slender Antbird, Great Xenops, Bahia Spinetail, Ceara Leaftosser, Pink-legged Graveteiro, Gray-headed Spinetail, Smoky-fronted Tody-Flycatcher, White-throated Seedeater, Lesser Wagtail-Tyrant. Red-browed Parrot, Maroon-faced Parakeet, golden-tailed Parrotlet, mantled Hawk, Golden-spangled Piculet, Black-necked Aracari, Least Pygmy-Owl, Wedge-billed Woodcreeper, Band-tailed Antwren, Cinereous Antshrike, Bahia Antwren, White-fringed Antwren, Gray-crowned Flycatcher, Thrush-like Wren, Striped Manakin, Red-headed Manakin, White-headed Manakin, Bright-rumped Attila, Blue-backed Manakin, Silver-breasted Tanager.