Birding Tour Serra dos Órgãos, 18 a 20/11/2017

A Canindé Birdwatching teve a honra de acompanhar o casal passarinheiro Elaine Pereira e Vitor Saraiva numa molhada e empolgante excursão ornitológica na Serra dos Órgãos, região serrana do Rio de Janeiro. Foram três dias entre os alagados e florestas de baixada da Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA), as florestas submontanas e montanas do Parque Estadual dos Três Picos (PETP) e Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO). A Elaine e o Vitor já estiveram no MoNa lhas Cagarras com a Canindé em maio deste ano. Agora eles podem dizer que conheceram as aves do Rio de Janeiro da Serra ao mar! Dá-lhe guerreiros!

O primeiro dia foi para desbravar as matas de baixada e alagados da REGUA, e os destaques ficaram para o arapapá (Cochlearius cochlearius), que nidifica nos alagados, o cuspidor-de-máscara-preta (Conopophaga melanops) e o tangarazinho (Ilicura militaris), assim como muitas aves das matas de baixada e das encostas da Serra dos Órgãos. Aproveitamos a última janela de tempo sem as chuvas que ficaram mais intensas durante o período e nos refrescamos na cascata da Trilha Verde.

O segundo dia ficou para subirmos o Pico da Caledônia em busca da saudade-de-asa-cinza (Lipaugus conditus), mas o mau tempo impossibilitou a investida. Ainda sim as matas do entorno permitiram que obtivéssemos ótimas observações da saudade (Lipaugus ater), que fazia jus ao seu nome por fazer ecoar seu monótono e sombrio canto pelas grotas escuras e chuvosas do Morro da Babilônia.

No nosso terceiro e último dia de observação de aves pela Serra dos Órgãos, nos enveredamos nas trilhas muito bem manejadas do PARNASO. Dentre elas está a trilha suspensa, uma ponte de alvenaria com 2km de extensão na exuberante mata de encosta com seus palmitais, taquaras e riachos. Mesmo com a chuva incessante encontramos a maria-cabeçuda (Ramphotrigon megacephalus) vocalizando em uma das touceiras de taquaruçus (Guadua tagoara), registro que a Elaine não desperdiçou em documentar! O araçari-poca (Selenidera maculirostris) e a choquinha-de-dorso-vermelho (Drymophila ochropyga) ajudaram a compor a lista de 42 espécies observadas nesta molhada manhã.

A Birding Tour Serra dos Órgãos termina de alma lavada! Registramos 198 espécies!!!

Vem observar mais que aves com a Canindé Birdwatching!